segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Cachecol feito com tricô de dedo

Olá pessoal! Estava eu assistindo alguns vídeos de artesanato no Youtube e achei um vídeo de tricô de dedo. Assisti e achei tão fácil que resolvi tentar fazer o cachecol. Gostei tanto que acabei fazendo dois. Olhem só o resultado!








E aí o que acharam? Eu gostei, ficou um cachecol bem levinho. Vou colocar o vídeo aqui para quem quiser tentar ok!



Beijos!

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Recomeço

Olá pessoal! Sumi né! Pois é, estava sem ânimo algum para escrever e postar minhas receitas e outras coisinhas. Só estava cuidando do meu outro blog (Leituras de Eliane) por conta dos livros que tenho recebido das editoras, então tinha um compromisso em ler e resenhar os livros. E aqui ficou só no abandono. Me desculpem! Espero que agora eu consiga ânimo e recomece a postar minhas coisinhas, aquilo que é feito por mim e o que acho de interessante pela blogosfera.

E hoje vou deixar um vídeo que achei no youtube de uma bolsa feita a partir de uma camiseta. Adoro artesanato e essa bolsa é super simples de fazer. Vou tentar e aí colocarei o resultado aqui ok!




Beijos!!

sábado, 3 de setembro de 2011

Uma abobrinha diferente

Olá pessoal, depois de uma sumida básica, eis que estou de volta. Hoje vou mostrar para vocês uma invenção gastronômica. Eu não sou muito fã de legumes e verduras, então fico imaginando jeitos diferentes para preparar os legumes e me dar vontade de comer. Então inventei moda com a abobrinha. Vejam a foto que tirei do pedaço que sobrou, porque para variar eu esqueci de tirar a foto da forma cheinha!






Abobrinha diferente

Eu lavei bem uma abobrinha (aqui em casa, só eu e marido comemos, meus filhos não) e fatiei bem fininho. Aí eu untei uma assadeira pequena com azeite, coloquei rodelas de abobrinha, salpiquei sal, um tantinho de azeite, dispus uma camada de mussarela, depois abobrinha, sal e azeite e por fim mussarela. Salpiquei orégano e levei ao forno médio por 20 minutos.

Gente, ficou demais! Acompanhei a abobrinha com um arroz com cenoura e uma saladinha de alface e tive uma bela refeição!

E vocês, tem sugestões de receitas com legumes? Me mandem por favor, estou precisando baixar meu triglicérides e preciso de receitas saudáveis e gostosas!

Beijos!!

sábado, 6 de agosto de 2011

Dica para usar echarpe ou lenço

Olá pessoal! Estou de volta! Demorei a postar né! Mas espero que agora eu consiga postar com regularidade. Bem vamos a minha dica:


Usar um anel para prender a echarpe ou lenço fica um charme só! As vezes, uma echarpe é muito fininha e não dá pra fazer amarrações, então a solução que achei foi esta. E aí, o que acharam?

Beijos!!

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Pudim de leite condensado

Olá pessoal! Desculpem minha ausência do blog. É que eu fiquei sem ânimo algum para postar. Aliás, estou desanimada pra fazer um monte de coisas. Até de ler, que é uma das minhas paixões. Mas estou tentando espantar esse desânimo, que Deus me ajude!

Bem, gostaria de contar para vocês que depois de 21 anos de casada, eis que finalmente me arrisquei fazer um pudim de leite condensado. Ah, vocês dirão, como pode, esse pudim é tão fácil de fazer. Pois é, mas eu imaginava que não ia conseguir caramelizar a forma, que depois de pronto, o pudim ia despedaçar na hora de desenformar etc, etc.

Sabe, é que minha mãe não tinha o costume de fazer pudim, e como eu não sou muito ligada em doces, fui deixando pra lá. Mas, meu querido esposo e meus filhos amam pudim, e viviam pedindo. Acabei criando coragem depois de ver o vídeo de como fazer no blog da Juliana: http://www.cucinadijuliana.com.br/2010/05/pudim-de-leite-condensado.html. Ela é uma gracinha e explica tão bem, que vi que o pudim daria certo. E deu mesmo. Tirei até foto para mostrar aqui. Vejam só:



Não ficou lindo? E ficou uma delícia também! Agora já posso matar a vontade deles! rsrs

Vou colocar a receita aqui, ok! (Esta receita eu peguei do blog da Juliana: http://www.cucinadijuliana.com.br/)

Pudim de leite condensado

Ingredientes:
  • 1 lata de leite condensado
  • 3 ovos
  • 1 lata de leite comum (usar a lata de leite condensado como medida)
Modo de fazer:
Bater bem todos os ingredientes no liquidificador.
Em seguida, despejar em forma caramelizada e cobrir com papel alumínio. Levar para assar no forno em banho maria (temperatura entre 180- 220ºC). 
Retirar o papel alumínio no meio do cozimento para dourar.
Você saberá que o pudim está pronto quando, ao espetar o palito, ele sair com algumas "pelotinhas de massa" nele.
Espere esfriar um pouco e leve à geladeira.
Só desenforme gelado.

Como caramelizar a forma?
Pegue uma forma, de preferência com furo no meio, e coloque pelo menos umas 8 colheres de sopa cheias de açúcar. Leve ao fogo baixo e vá mexendo sempre para o açúcar ir derretendo. Você perceberá que enquanto o açúcar derrete e você mexe irá se formar uns pelotinhos que você deverá desfazer com a própria colher, esmagando-os. 
Conforme o açúcar for derretendo vá passando essa calda com as costas da colher pelas laterais da forma toda. 
Segure a forma com uma luva de silicone ou luva própria para pegar recipientes quentes, para não se queimar.
Assim que o açúcar derreter todo e estiver com uma cor de caramelo claro, desligue o fogo e continue passando esse caramelo por toda a forma, pois ele grudará mais fácil com o fogo desligado.
Assim que a forma estiver toda caramelizada, colocar nela toda a massa batida no liquidificador. Cobrir com papel alumínio e levar ao forno em banho-maria. 

Dicas:
A forma deve ser totalmente caramelizada pois isso facilitará na hora de desenformar, impedindo que o pudim grude. De preferência utilize formas sem teflon, pois como teremos que amassar o açúcar, evita que machuque o teflon.

Cozinhar em banho-maria é: colocar água bem quente em um recipiente maior (em largura) que a forma em que está seu pudim. Colocar sua forma de pudim nessa água, de modo que seu fundo fique pelo menos uns 2 dedos submersos. Levar ao forno o recipiente grande com água quente contendo a sua forma dentro.

Quanto mais açúcar você colocar na forma para caramelizar, mais calda terá.
 
Espero que quem nunca tentou fazer pudim de leite condensado, tente, pois assim como eu consegui, todo mundo pode conseguir!
Beijos!!

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Resenha: Culpa de Mãe (Vanessa Anacleto)

Olá pessoal! Hoje vou falar do livro Culpa de mãe que eu recebí da autora parceira aqui do blog Vanessa Anacleto. Ela tem dois blogs maravilhosos, eu já sigo os dois e recomendo: Fio de Ariadne  e Mãe é tudo igual (só muda o endereço). Visitem e depois me contem o que acharam. Quero agradecer a Vanessa por ter me enviado o livro para eu resenhar. Bem, vou colocar a sinopse e depois escrevo o que achei do livro ok!



Sinopse - Culpa de mãe - Vanessa Anacleto

Culpa de mãe trata da questão maternidade x trabalho. A personagem principal, Fernanda, próxima do término da sua licença maternidade, descobre-se em profunda crise, revê seus valores e revela suas inseguranças enquanto busca uma saída para seu dilema. Há 20 dias da volta ao trabalho, Fernanda teme deixar seu bebê com qualquer pessoa, até mesmo sua mãe. Para encontrar uma solução conta com a ajuda do marido, Olavo, que a apoia qualquer que seja sua decisão, bem como de um grupo de mães que conhece em um passeio com o bebê num jardim publico. É o "clube das culpadas" ou "culpa de mãe", já que todas as suas integrantes são mães que passaram pelo mesmo dilema um dia e aceitam a culpa como algo inerente à maternidade . No clube das culpadas, Fernanda descobrirá que seu sentimento não é exclusivo. Pelo contrário, é bastante comum em nosso tempo. Fernanda também discutirá, meio a contragosto, a encruzilhada em que se encontra com uma terapeuta , que buscará ajudá-la a decidir qual será seu próximo passo. Mas, o auxílio maior, certamente, Fernanda encontrará na pessoa de sua chefe, Cora, uma executiva da área de publicidade, sem papas na língua e muito divertida.


Resenha:


Eu adorei o livro. Lí numa tarde, pois o Vanessa escreve muito bem, e sobre um assunto que me interessa muito: a culpa de mãe. E não só sobre culpa de mãe, mas várias culpas que a gente sente. Mas o que mais dá trabalho é a culpa de mãe. A história que Vanessa conta sobre a Fernanda, depois que ela se torna mãe é muito legal. Reflete uma boa parte da realidade das mães. Mas Fernanda foi uma sortuda, conseguiu um meio termo muito bom, o que a maioria de nós mortais não conseguimos. Gostaria muito que a vida seguisse essa história de ficção, seria tão bom para nós mães! Eu mesma não voltei a trabalhar fora depois que meus filhos nasceram, embora tivesse muita vontade de ter uma carreira, mas a realidade foi bem diferente. Hoje, trabalho em casa, dando aulas de música, mas sinto grande preconceito das pessoas, pois muitos não encaram como um "trabalho", mas sim um hobby. Aliás, daria um bom livro escrever sobre os preconceitos que nós mulheres sofremos não é!


Mas, voltando ao livro, Fernanda sofreu bastante com sua culpa de mãe, mas ela teve grande apoio do marido, da mãe e conseguiu encontrar um clube de mães culpadas, que teve um grande papel na vida dela. Sem esquecer que sua chefe Cora, que foi mais do que chefe e amiga, foi uma mãezona para Fernanda. 


Recomendo muito a leitura desse livro, não só para as mamães, mas para todos aqueles que querem entender o que se passa na cabeça de uma mulher quando ela se transforma em mãe. Esse livro ilustra muito bem como a vida da mulher vira de cabeça para baixo quando ela se torna mãe e não há volta! rsrs

Visitem:
http://www.maeetudoigual.com.br/
http://fio-de-ariadne.blogspot.com/

Espero seus comentários minha gente!




Beijos!!

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Como fazer um jogo americano

Olá pessoal! Passeando pela blogosfera, encontrei esse blog: Maripê da Mariane, onde ela posta sobre suas costurinhas. Eu amei o blog e lá encontrei um outro blog, o Crafty Gemini, da Vanessa, de terras gringas e onde me encantei pelos seus tutoriais de costura. Olhem só este vídeo de jogo americano! Está em inglês, mas como está bem ilustrado com a Vanessa ensinando passo a passo que dá pra entender tudo. Vou colocar aqui para vocês verem e vou tentar fazer um igual. Aí eu mostro pra vocês ok!

Beijos!!

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Torta de mortadela e tomate

Olá pessoal! Eu fiz uma torta com o que eu tinha na geladeira e ficou divina! A massa é básica e o recheio fica por sua conta. Mas vou colocar como eu fiz ok!

Torta de Mortadela e tomate

Ingredientes da massa:

3 ovos
2 xíc. (chá) de farinha de trigo
1 xíc. (chá) de leite
1 xíc. (chá) de óleo
1 colher (sopa) de fermento em pó
sal a gosto

Bata tudo no liquidificador ou na batedeira. (eu uso o Walita mix que dá conta do recado)

Recheio:

250 gramas de mortadela (é o que eu tinha) bem picadinha
1 tomate sem pele e sem sementes bem picadinha
2 fatias de mussarela (é o que tinha na geladeira)
1 cebola ralada (ralada porque meus filhos não podem achar cebola na comida senão não comem)

Misturei tudo num recipiente.

Normalmente, a receita manda colocar uma parte da massa numa assadeira untada, o recheio e depois o restante da massa. Eu faço diferente. Eu misturo o recheio na tigela junto com a massa. Misturei tudo muito bem, coloquei na forma, polvilhei queijo ralado e levei ao forno pré-aquecido por 40 minutos. Hum, ficou uma delícia!

Vocês podem colocar o recheio que quiserem. Inventem, façam e depois venham me contar!

Beijos!!

Bolo Nega- Maluca

Olá pessoal! Sábado, dia 04 de junho foi aniversário do meu caçula e para não passar em branco fiz este bolinho.

 
Bolo Nega- Maluca


Ingredientes:

3 ovos
1 1/2 xíc. (chá) de açúcar
2 xíc. (chá) de farinha de trigo
1 xíc (chá) de chocolocate em pó (eu usei achocolatado)
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 pitada de sal
1/2 xíc. (chá) de óleo

Modo de fazer:

Bata os ovos com o açúcar até ficar cremoso. Acrescente os demais ingredientes, um a um, mexendo sempre a cada adição. Por último, adicione o óleo e 1 xícara (chá) de água fervente. Misture tudo muito bem.
Despeje a massa numa assadeira untada e leve ao forno pré-aquecido em 180 graus e deixe assar por 40 minutos. Faça o teste do palito.

Cobertura:

4 colheres (sopa) de leite
1/2 xíc (chá) de chocolate em pó (eu usei achocolatado)
1 colher (sopa) de margarina
1 xíc (chá) de açúcar (eu usei 1/2)

Junte todos os ingredientes e leve ao fogo brando, mexendo até obter um creme.

Retire o bolo do forno e cubra-o ainda quente. Se quiser, polvilhe chocolate granulado.

E aí, gostaram? Eu gostaria de saber como decorar as laterais do bolo. Tente e não consegui. Será que alguém pode me dar uma ajudinha?


Beijos!!

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Várias maneiras de usar o cachecol

Olá pessoal! Ví este vídeo no blog da Carmem Martins, o Achados de Moda. Visitem, pois é uma delícia o blog dela. Além do que, ela tem um astral elevadíssimo ao escrever seus posts. Sempre saio sorrindo do seu blog.
E como achei muito interessante, resolvi compartilhar com vocês. Afinal, um lenço ou um cachecol dão um charme a mais na roupa, não é verdade!
Assistam e depois me digam o que acharam, ok!


Beijos!!

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Mais uma receitinha

Olá pessoal! Vou colocar mais uma receitinha do programa Homens Gourmet, do canal Bem Simples. Neste final de semana que se passou, fiz o risoto do post anterior no sábado, acompanhado de batatinhas fritas (aquelas da carinha) e uma salada de alface com queijo branco e suco de tangerina. Oh, que delícia! No domingo, fiz essa receita de Frango ao curry, só que com adaptações é claro, e não servi com arroz, mas com macarrão gravatinha, uma maionese de batata e ovo e suco de tangerina. Outra delícia! Vou colocar o vídeo da receita e depois a minha adaptação, claro!




Você precisa de

Arroz
Arroz Parbolizado 400 g
Óleo de soja 50 ml
Cebola     1
Frango ao Curry   
Peito de frango 400 g
Sal e Pimenta do Reino a gosto
Suco de Limão 50 ml
Páprica 50 g
Curry em pasta 50 g
Mostarda amarela 30 g
Ervilha congelada 200 g
Cebolinha 1 maço
Azeite de Oliva a gosto

Passos


1

Coloque em uma panela o oléo de soja, a cebola e o alho picados. Acrescente arroz parbolizado e misture. Cubra com água e deixe cozinhar durante 15 minutos.

2

Corte o peito de frango em cubos e coloque em uma panela com azeite, alho, gengibre fresco ralado, cebolinha picada e sal. Cozinhe até que o frango fique dourado.

3

Acrescente curry em pasta, páprica, mostarda e ervilha.

4

Coloque o frango ao curry na panela do arroz e misture. Sirva bem quente.

Importante

Rendimento: 4 porções
Especialista: Ricardo Bonomi

 Minha versão

Como aqui em casa não posso usar nada picante, eu fiz o seguinte: temperei o frango com o limão, sal, mostarda e o tempero que minha mãe faz (depois eu passo a receita desse tempero). Deixei marinando por uns 15 minutos. Cozinhei o macarrão, escorri e temperei com margarina. Numa frigideira, aqueci óleo e azeite, junte o frango e deixei dourar. Acrescentei a cebolinha e depois juntei tudo na panela com o frango. Olha, ficou demais! Façam, que vocês vão gostar. Comidinha simples e rápida!

Beijos!!

terça-feira, 31 de maio de 2011

Bem vindos ao Mundo da Casa

Olá pessoal! Resolvi criar mais um blog para falar sobre as coisas da minha casa, coisas pelas quais me interesso como culinária, moda, artesanato, decoração etc. Como não posso falar disso no meu outro blog (aliás, vocês podem visitá-lo:   o link é este http://leiturasdeeliane.blogspot.com/), já que ele é um blog exclusivamente literário, resolvi abrir um outro espaço para falar o que me der na telha. rsrs

Então neste primeiro post vou postar um vídeo do canal Bem Simples que eu achei demais. É do programa Homens Gourmet, uma receita de Risoto de Atum com Azeitonas. Eu já fiz e ficou uma delícia. Embora eu tenha adaptado. Vou colocar o vídeo e a receita original. Depois coloco a minha adaptação ok!





Você precisa de

Risoto
Arroz tipo 1 400g
Óleo de soja 50 ml
Cebola 1
Atum em lata 260 g
Azeitonas verdes sem caroço 200 g
Salsa 1 maço
Sal 50 g
Polpa de tomate 500 g
Extrato de tomate 50 g
Pimenta do reino 3 g
Caldo de Vegetais a gosto
Brusquetas
Pão torrado a gosto
Alho a gosto
Azeite de Oliva a gosto
Tomate a gosto
Manjericão a gosto
Sal a gosto

Passos


1

Para o risoto: Em uma panela coloque óleo de soja, cebola picada e sal. Acrescente arroz e cozinhe por um minuto. Acrescente caldo e quando o arroz estiver cozido agregue a polpa de tomate, o extrato de tomate, o atum em lata, as azeitonas verdes sem caroço e a pimenta do reino. Por último adicione a salsa picada.

2

Para as brusquetas: Toste o pão em fatias. Passe o alho para dar sabor e agregue tomate picado, manjericão, sal e azeite de oliva.

3

Para a montagem: Sirva uma porção de risoto e acompanhe com uma brusqueta.

Importante

Especialista: Ricardo Bonomi
Porções: 4

Minha versão

Como eu fiz com arroz já cozido, segui os seguintes passos:

Numa panela aqueça azeite e óleo. Refogue a cebola (no meu caso, coloquei cebola ralada, porque meus filhos não podem ver uma cebola na comida), misture o atum, a azeitona, o molho de tomate (não usei o extrato de tomate, só o molho e ainda fiz só usei a metade dos ingredientes), mexa bem, acrescente a salsinha e depois o arroz cozido. Mexa bem e sirva.

Ficou uma delícia!

E aí, gostaram da minha sugestão? Então deixem seus comentários e sugestões!

Beijos!!