segunda-feira, 27 de junho de 2011

Resenha: Culpa de Mãe (Vanessa Anacleto)

Olá pessoal! Hoje vou falar do livro Culpa de mãe que eu recebí da autora parceira aqui do blog Vanessa Anacleto. Ela tem dois blogs maravilhosos, eu já sigo os dois e recomendo: Fio de Ariadne  e Mãe é tudo igual (só muda o endereço). Visitem e depois me contem o que acharam. Quero agradecer a Vanessa por ter me enviado o livro para eu resenhar. Bem, vou colocar a sinopse e depois escrevo o que achei do livro ok!



Sinopse - Culpa de mãe - Vanessa Anacleto

Culpa de mãe trata da questão maternidade x trabalho. A personagem principal, Fernanda, próxima do término da sua licença maternidade, descobre-se em profunda crise, revê seus valores e revela suas inseguranças enquanto busca uma saída para seu dilema. Há 20 dias da volta ao trabalho, Fernanda teme deixar seu bebê com qualquer pessoa, até mesmo sua mãe. Para encontrar uma solução conta com a ajuda do marido, Olavo, que a apoia qualquer que seja sua decisão, bem como de um grupo de mães que conhece em um passeio com o bebê num jardim publico. É o "clube das culpadas" ou "culpa de mãe", já que todas as suas integrantes são mães que passaram pelo mesmo dilema um dia e aceitam a culpa como algo inerente à maternidade . No clube das culpadas, Fernanda descobrirá que seu sentimento não é exclusivo. Pelo contrário, é bastante comum em nosso tempo. Fernanda também discutirá, meio a contragosto, a encruzilhada em que se encontra com uma terapeuta , que buscará ajudá-la a decidir qual será seu próximo passo. Mas, o auxílio maior, certamente, Fernanda encontrará na pessoa de sua chefe, Cora, uma executiva da área de publicidade, sem papas na língua e muito divertida.


Resenha:


Eu adorei o livro. Lí numa tarde, pois o Vanessa escreve muito bem, e sobre um assunto que me interessa muito: a culpa de mãe. E não só sobre culpa de mãe, mas várias culpas que a gente sente. Mas o que mais dá trabalho é a culpa de mãe. A história que Vanessa conta sobre a Fernanda, depois que ela se torna mãe é muito legal. Reflete uma boa parte da realidade das mães. Mas Fernanda foi uma sortuda, conseguiu um meio termo muito bom, o que a maioria de nós mortais não conseguimos. Gostaria muito que a vida seguisse essa história de ficção, seria tão bom para nós mães! Eu mesma não voltei a trabalhar fora depois que meus filhos nasceram, embora tivesse muita vontade de ter uma carreira, mas a realidade foi bem diferente. Hoje, trabalho em casa, dando aulas de música, mas sinto grande preconceito das pessoas, pois muitos não encaram como um "trabalho", mas sim um hobby. Aliás, daria um bom livro escrever sobre os preconceitos que nós mulheres sofremos não é!


Mas, voltando ao livro, Fernanda sofreu bastante com sua culpa de mãe, mas ela teve grande apoio do marido, da mãe e conseguiu encontrar um clube de mães culpadas, que teve um grande papel na vida dela. Sem esquecer que sua chefe Cora, que foi mais do que chefe e amiga, foi uma mãezona para Fernanda. 


Recomendo muito a leitura desse livro, não só para as mamães, mas para todos aqueles que querem entender o que se passa na cabeça de uma mulher quando ela se transforma em mãe. Esse livro ilustra muito bem como a vida da mulher vira de cabeça para baixo quando ela se torna mãe e não há volta! rsrs

Visitem:
http://www.maeetudoigual.com.br/
http://fio-de-ariadne.blogspot.com/

Espero seus comentários minha gente!




Beijos!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário